Navegando no projeto

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login

Uma vez cadastrado no aplicativo, ambos os usuários efetuam o login em suas contas normalmente.

esqueci minha senha

Caso tenha esquecido a senha, basta o usuário informar seu email cadastrado no aplicativo, para o qual será enviado os dados de acesso.

Se cadastrando

Antes de iniciar o cadastro, o usuário pode definir se terá o perfil de cliente ou dono de barbearia.

cadastro como cliente

O usuário que se cadastrar como cliente deve fornecer os seguintes dados:

• Foto de perfil, nome, nascimento, CPF e e-mail (para identificação);

• Endereço (para que o aplicativo possa localizar barbearias próximas de sua residência).

Cadastrando cartão de crédito

O usuário poderá cadastrar um cartão de crédito para agilizar a questão do pagamento.

Caso o mesmo tenha a necessidade de cancelar o pedido, o valor pago é estornado ao cartão.

Definindo senha

O usuário define uma senha para acesso.

Revisão de dados

Antes de concluir o cadastro, e dado ao usuário a opçao de revisar os dados fornecidos.

Após concluir o cadastro

O usuário escolhe entre efetuar uma busca por barbearias ou ver o seu perfil.

ver perfil

Em seu perfil, o usuário pode:

• Efetuar alterações em suas informações, além de mudar a foto do perfil, trocar o cartão de credito cadastrado e mudar sua senha;

• Fazer um novo agendamento, podendo optar pela mesma barbearia anterior, ou efetuar uma busca por uma nova barbearia. Caso o usuário tenha ido em varias barbearias e deseje agendar em uma específica, ele poderá consultar o histórico e assim selecioná-la;

• Efetuar uma busca por barbearias, caso necessite averiguar outras opções;

• Sair da conta.

buscando barbearias

Ao efetuar uma busca, é dado ao usuário uma relação de barbearias próximas ao seu endereço. É mostrado uma classificação decrescente com base na barbearia melhor avaliada na região.

É possível filtrar os resultados da buscar por:

• Maior/Menor: Classificação, Distância, Preço ou Nenhum.

selecionando a barbearia

Ao selecionar uma barbearia, o usuário poderá:

• Mais informações (cadastradas pelo dono da barbearia);

• Visualizar a avaliação geral da barbearia (derivada com base nas avaliações de outros clientes);

• Fazer um agendamento;

• Ver preços (cadastrados pelo dono da barbearia);

• Ver comentários de outros clientes.

realizando agendamento

Definindo o dia:

O usuário tem a opção de escolher qual o dia irá agendar sua ida a barbearia.

Definindo a hora

Após definição do dia, o usuário tem a opção de escolher em qual hora irá agendar sua ida a barbearia.

Caso a barbearia possua cadeiras disponíveis no momento do agendamento, o usuário deve selecionar a hora de sua preferência e dar prosseguimento.

Caso não possuam cadeiras disponíveis no momento do agendamento, o usuário pode ativar a notificação de vagas disponíveis para a barbearia em questão e posteriormente ser alertado.

Sobre notificação de vagas disponíveis

Caso o usuário tenha ativado a notificação de vagas disponíveis na barbearia escolhida, ele será alertado assim que uma cadeira for liberada, bastando clicar na notificação e dar segmento ao seu agendamento.

O usuário pode também remover a notificação de vagas diretamente de seu perfil.

Reservar cadeira e suas variáveis

Após definição do dia e hora, o usuário tem a opção de escolher para quem será reservada uma ou mais cadeiras. Ficam disponíveis três opções de reserva:

• Para mim (próprio cliente cadastrado);

• Para outra pessoa (sendo necessário a identificação desta);

• Para várias pessoas (sendo necessário a identificação destas, e dentre elas, pode estar incluso o próprio cliente cadastrado, o número máximo de cadastros se dá com base no número máximo de cadeiras cadastrados pela barbearia, conforme será abordado mais adiante na apresentaçao);

Após escolher o método de reserva, o usuário pode optar por revisar seu agendamento até então, ou dar continuidade.

definindo os serviços

Sobre escolhas de serviços e suas variáveis:

O usuário tem a opção de escolher os seguintes serviços:

• Corte de cabelo;

• Fazer a barba;

• Risco no cabelo;

• Fazer a sobrancelha;

• Luzes / Tingimento.

O valor de cada serviço é apresentado ao lado direito da tela, e logo abaixo, a totalização do valor final.Caso o usuário tenha reservado cadeiras para várias pessoas, será necessário definir os serviços para cada pessoa.

formas de pagamento

Cartão de crédito:

O usuário escolhe quantas vezes quer parcelar o valor do serviço e efetua o pagamento antecipadamente, lembrando que caso necessite cancelar o pedido, o valor é estornado ao cartão.

Dinheiro:

O usuário efetua seu pagamento normalmente na barbearia. O dono da barbearia tem ciência da forma de pagamento com base nos detalhes do pedido, conforme será mostrado mais a frente nessa apresentação.

Todos os pagamentos são nominais ao cliente cadastrado, com exceção para o pagamento em dinheiro de uma reserva feita para outra pessoa, na qual esta fica encarregada de efetuar o pagamento na barbearia.

pedido confirmado

Ao concluir o pedido, é gerado um número para este. Essa numeração serve como auxílio para identificação e organização de demandas na barbearia.

Caso o usuário tenha feito um pedido para várias pessoas, será contabilizado como apenas um pedido, porém conjunto.

Além da informação acima, o usuário tem as seguintes opções:

• Ver seu perfil, no qual estará com uma informação de pedido em andamento (se tratando do mesmo pedido);

• Novo agendamento;

• Ver detalhes do pedido (para cada variável possui uma apresentação diferente, conforme exemplificado ao lado.

vendo o trajeto

Após efetuar o pedido, o usuário poderá acessar seu perfil e lá encontrar mais detalhes sobre o mesmo. Ao consultar os detalhes do pedido, o usuário tem duas opções possíveis:

• Ver Trajeto;

• Cancelar (sera abordado mais a diante)

Ver trajeto:

É fornecido ao usuário uma visualização em mapa desde o seu local até o local da barbearia. Além disso é dado ao usuário as seguintes opções de locomoção até a barbearia:

• A pé;

• De ônibus;

• De carro;

• De bicicleta.

Sendo assim, o usuário escolhe a sua preferência de locomoção e pode iniciar o percurso até a barbearia. Este recurso é válido para a hipótese de o usuário nunca ter visitado o local antes e necessite de auxílio.

cancelando o pedido

Caso necessite cancelar o pedido, o usuário deve informar o motivo do cancelamento e por fim prosseguir com sua escolha. Após isso, o dono da barbearia será notificado do cancelamento (conforme será mostrado mais a diante na apresentação). Caso o pagamento tenha sido feito via cartão de crédito, o valor é estornado ao cartão.

Caso o usuário tenha feito um pedido para várias pessoas, ele deverá informar quem, ou se todos, irão cancelar a ida a barbearia, e informar o motivo do cancelamento.

Caso somente uma pessoa cancele a ida a barbearia, o pedido se mantém ativo para as demais pessoas cadastradas neste pedido.

primeira notificação pós pedido

Em torno de 40 minutos para ir a barbearia ser atendido, o usuário é notificado apenas como forma de lembrete. Ao clicar na notificação, o usuário pode ver o trajeto até o local, se assim desejar, ou optar por cancelar o pedido, seguindo os mesmos procedimentos abordados na seção anterior.

segunda notificação pós pedido

Em torno de 10 minutos para ir a barbearia ser atendido, o usuário é notificado com uma pergunta de onde se encontra. Ao clicar na notificação, o usuário informa se já está na barbearia ou se está a caminho.

A resposta escolhida é entregue em forma de notificação a barbearia (que será abordado mais a frente nessa apresentação) que toma ciência da situação.

avaliando a barbearia

Em torno de 1 hora após o pedido feito (consideramos aqui o tempo levado pelo barbeiro para conclusão do serviço que pode ser tanto maior quanto menor, podendo ser também controlado pelo barbeiro no aplicativo. Isso será abordado mais a diante) o usuário é notificado com uma pergunta a respeito da barbearia.

Ao clicar na notificação, o usuário é levado para uma tela com as seguintes funções:

• Opção para classificar a barbearia de 1 a 5 estrelas;

• Caixa de comentário, caso o usuário queira deixar seu parecer;

• Opção para não opinar, se assim for a vontade do usuário.

Após prosseguir, o usuário deve confirmar ou revisar sua avaliação. Ao terminar sua avaliação, o mesmo e direcionado ao perfil da barbearia, onde sua avaliação já estará publicada.

cadastro como barbeiro

O usuário que se cadastrar como barbeiro deve fornecer os seguintes dados:

• Foto de perfil, nome, nascimento e CPF (servirá de complemento de informações para cadastro de uma conta de pagamento);

• Nome da barbearia, CNPJ e e-mail (para identificação);

• Endereço (para que a barbearia possa ser localizada pelos clientes no aplicativo).

Cadastrando os dias de trabalho

O usuário define os dias de início e término de sua barbearia.

Cadastrando os horários de trabalho

O usuário define horário de funcionamento de sua barbearia.

Cadastrando número de cadeiras disponíveis e informações complementares

O usuário define o número máximo de cadeiras disponíveis em sua barbearia.

Além disso, o usuário informa quantos profissionais trabalham em sua barbearia, sendo o número ideal, equivalente ao mesmo número de cadeiras disponíveis, assim sao evitadas as sobrecargas e atrasos.

O usuário pode por opção, informar a média de clientes que atende por dia. Essa informação permite ao aplicativo averiguar se não há desequilíbrio entre o número de clientes que atende por dia em relação ao número de cadeiras e profisisonais disponíveis.

Cadastrando os preços

O usuário define os preços de seus serviços. Para este aplicativo foi mantido o foco somente nos seguintes itens:

• Corte de cabelo;

• Fazer a barba;

• Risco no cabelo;

• Fazer a sobrancelha;

• Luzes / tingimento.

Informações complementares finais

O usuário opcionalmente pode definir as seguintes informações:

• Telefone;

• Celular (com ou sem WhatsApp);

• Site;

• Redes sociais (Instagram, Facebook, etc).

Essas informações servem de insumos para o cliente que deseja consultar mais informações acerca de sua barbearia.

Cadastrando conta de pagamento

O usuário define os dados da conta de pagamento, desde titular, CPF (podendo ser o mesmo do proprietário da barbearia ou diferente), banco ou instituição, agência e número da conta.

Os pagamentos feitos via cartão de credito são repassados para a conta de pagamento cadastrada.

Definindo a senha

O usuário define uma senha para acesso.

Revisão de dados

Antes de concluir o cadastro, e dado ao usuário a opção de revisar os dados fornecidos.

Após concluir o cadastro

O usuário já pode acessar o seu perfil.

ver perfil

Em seu perfil, o usuário pode:

• Efetuar alterações em suas informações, além de mudar a foto do perfil, trocar a conta de pagamento cadastrado e mudar sua senha;

• Ver seu saldo (valores pagos por cartão de crédito) podendo transferir a quantia desejada para a conta de pagamento cadastrada;

• Ver pagamentos, podendo consultar os valores pagos via cartão de crédito e dinheiro (a título de curiosidade). Além de possuir uma relação de pagamentos pendentes feitos por cartão de crédito;

• Ver feedbacks;

• Sair da conta.

recebendo um pedido

Ao ter um pedido feito em sua barbearia, o usuário recebe a notificação.

Ao clicar na notificação, o usuário pode ver detalhes do pedido, que mudam conforme escolha do cliente, como exemplificado ao lado.

O usuário pode também visualizar o seu perfil,

no qual estará contido a relação de pedidos em andamento, podendo consultar mais detalhes (como descrito no parágrafo anterior) ou concluir o pedido, conforme será mostrado mais adiante.

primeira notificação pós pedido

Em torno de 40 minutos para atender um pedido, o usuário é notificado apenas como forma de lembrete. Ao clicar na notificação, o usuário pode ver detalhes do pedido ou ir diretamente para seu perfil.

segunda notificação pós pedido

Conforme opção de resposta escolhida pelo cliente (conforte mostrado anteriormente), o usuário recebe a notificação desta resposta.

Ao clicar na notificação, o usuário visualiza a resposta dada pelo cliente, além de poder visualizar detalhes do pedido ou ir diretamente para o seu perfil.

concluindo um pedido

Caso o profissional termine um serviço com rapidez, o usuário que estiver gerenciando o aplicativo tem a opção de concluir o pedido, liberando assim, uma cadeira no sistema.

Caso tenha sido um pedido feito para várias pessoas, o usuário deve selecionar entre um ou outro membro do pedido, ou todos os membros do pedido em questão, e determinar a conclusão.

notificação sobre conclusão ou não de um pedido

Caso se passem 40 minutos e um pedido ainda não tenha sido marcado como concluído, o usuário recebe uma notificação perguntando sobre a situação do pedido, no qual o usuário informa se o pedido em questão está ainda em andamento ou se foi finalizado.

Caso seja informado que o pedido ainda esta em andamento, o aplicativo retorna ao usuário novamente com a mesma notificação após 20 minutos.

Caso tenha sido um pedido feito para várias pessoas, o usuário deve selecionar entre um ou outro membro do pedido, ou todos os membros do pedido em questão, e determinar a conclusão.

pedido cancelado

Caso o cliente cancele o pedido, o usuário será notificado. Ao clicar na notificação, o usuário pode ver detalhes do cancelamento ou ir diretamente para o seu perfil.

Caso o pedido cancelado tenha sido feito para várias pessoas, surgem duas situações:

• Ter sido cancelado somente para uma ou mais pessoas pertencentes a este pedido (mantendo o pedido ativo somente para as pessoas permanecentes);

• Ter sido cancelado para todos os membros do pedido (tendo o pedido removido da relação de pedidos em andamento).

feedback recebido

O usuário é notificado assim que o cliente deixar o seu feedback sobre a barbearia.

Ao clicar na notificação, o usuário poderá visualizar o feedback dado pelo cliente.

Para voltar na apresentação do case

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