Redesign

E-commerce

Projeto

Redesign

Data

Novembro 2020

01

Sobre o projeto

Trata-se de um estudo feito no E-commerce da KaBuM! no qual proponho um redesign em toda a sua interface com base em uma análise de heurísticas pendentes ou mal aplicadas no site atual, além de possíveis “Gap’s”.

02

Análise do site atual

Estão listados abaixo, algumas heurísticas que não foram aplicadas coretamente no site atual da KaBuM!.

Não responsivo

Dificultando o acesso atráves de dispositivos móveis, tais como tablet e mobile.

Falta: Heurística #3 - Controle e liberdade para o usuário)

Inconsistência

• Falta maior clareza na hierarquia de informações; • Além de inconsistência visual nos botões como “Comprar” e “Detalhes”.

Falta: Heurística #4 - Consistência e padronização)

Sem minimalismo

• Embaralhamento de cores, no qual estas deveriam ter sido aplicadas usando da técnica 60/30/10, afim de garantir um destaque de forma coesa aos botões de ação e interações; • A cor dos botões possuem um contraste visual muito baixo em relação a tipografia, ocasionando em uma leitura dificultosa; • Não há respiro visual no site devido a massante quantidade de banners promocionais; • Informações não relacionadas muito próximas umas as outras; • Menu lateral roubando muito espaço branco do site.

Falta: Heurística #8 - Estética e design minimalista

Opções ausentes

• Mesmo estando logado em uma conta, não há opção de “adicionar ao carrinho” para que o usuário continue sua navegação afim de analisar outros produtos, até tomar a decisão de compra por definitivo.

Falta: Heurística #7 - Eficiência e flexibilidade de uso)

Excesso de informações

Informações técnicas e comentários estão ocupando muito espaço na página.

Falta: Heurística #7 - Eficiência e flexibilidade de uso)

03

Wireframes

Abaixo temos a amostra dos wireframes da página home e página para produto selecionado.

*Obs: Alguns elementos e informações foram modificados durante o desenvolvimento do protótipo em alta.

Home

Produto

04

Protótipo em alta

Abaixo temos o resultado final do redesign, e junto, as justificativas para as melhorias.

Home (Desktop)

Produto (Desktop)

Home (Mobile)

Produto (Mobile)

Considerações sobre a solução

Abaixo deixo listado algumas informações sobre as soluções proposta para o novo visual

Sem excesso de informações

• Design limpo e organizado, com melhora na distribuíção de informações; • Cores distribuídas conforme a ténica 60/30/10, afim de garantir um destaque de forma coesa em botões CTA e interações; • A cor dos botões e fontes destes, com bom constraste visual; • Respiro visual no site (mais espaço branco); • Informações diferentes melhor organizadas; • Menu lateral removido, garantindo maior constraste para apresentação dos produtos;

Heurística #8 - Estética e design minimalista

Adicionando funcionalidades

• No lugar do botão “comprar” foi adicionado o botão “adicionar ao carrinho” para que o usuário possa adicionar o produto ao seu carrinho de compras, mas continuar navegando pelo site até tomar a decisão final de compra. • Foi adicionado o botão “Adicionar aos desejos” para que o usuário possa optar por manter salvo o produto em questão, até tomar a decisão final de compra.

Heurística #7 - Eficiência e flexibilidade de uso)

Responsividade

Site responsivo, possibilitando acesso em qualquer dispositivo

Heurística #3 - Controle e liberdade para o usuário)

Informações compactadas

• Descrições, especificações e avaliações do produto foram compactadas afim de evitar o cansaso visual por parte do usuário.

Heurística #7 - Eficiência e flexibilidade de uso)

Consistência visual

• Maior clareza na hierarquia de informações; • Consistência visual entre os ícones e botões.

Heurística #4 - Consistência e padronização)

05

Styleguides

Cores

055EB2

377EC2

699FD1

9BBFE1

CDDFF0

057CBC

2B90C6

50A3D0

75B7DA

9BCBE4

F74F12

F97441

FB9871

FCBDA0

FEE1CF

FC6B0F

FD893F

FDA66F

FEC39F

FEE1CF

3F3C3B

6F6560

9F8F85

CEB8AA

FEE1CF

Botões

Default

Hover

Pressed

Ícones

Tipografia

Fontes: H1 / H2 / H3 (Montserrat) | Text 1 / 2 / 3 (Helvetica)

Headline 1

Headline 2

Headline 3

Text 1

Text 2

Text 3

Headline 1

Headline 2

Headline 3

Text 1

Text 2

Text 3

Headline 1

Headline 2

Headline 3

Text 1

Text 2

Text 3

Headline 1

Headline 2

Headline 3

Text 1

Text 2

Text 3

Obrigado :)